terça-feira, 22 de maio de 2012

Para entender o que é o BRock

O rock brasileiro dos anos 80 ainda dá o que falar para os críticos musicais

Indo direto ao ponto: o BRock é um termo criado pelo jornalista Arthur Dapieve para abarcar o rock brasileiro dos anos 80. Além do rock deste período ter possuído enorme espaço na mídia e os shows se transformarem em estruturas com mega-produção, para críticos e músicos, o rock dos anos 80 produzido no Brasil se distingue das outras décadas por ser uma representação daquela juventude.
“Segundo roqueiros e críticos, o rock foi adotado como principal ‘manifestação jovem’ nos anos 80 devido a influência que a ‘atitude’ do-it-yourself exerceu sobre esta geração” assim descreve o sociólogo Júlio Naves Ribeiro em seu livro Lugar Nenhum ou Bora Bora.


Essa atitude do-it-yourself (faça-você-mesmo), que provém do movimento punk anglo-americano dos anos 70, se ancora numa reação e desprezo aos arranjos musicais e letras mais elaboradas e herméticas do rock progressivo.
“Era um novo rock brasileiro, curado da purple-haze psicodélica-progressiva dos anos 70, livre das letras metafóricas e instrumental state-of-the-art, falando um português claro de coisas comuns ao pessoal de sua própria geração” define Dapieve no seu livro BRock: O rock brasileiro dos anos 80.


É isso ai. Para quem se interessou, aqui foram citadas duas ótimas fontes para entender a importância desse rock brasileiro oitentista.

Um comentário: